Make your own free website on Tripod.com

Notícias

Diocese On Line

Neuróticos Anônimos: um programa de recuperação

para pessoas com problemas mentais e emocionais

Muitas doenças já foram ou são conceituadas com estigma, uma fraquesa, ou seja, o desconhecido da causa leva ao preconceito e este à descriminação. Com a neurose, doença mental e emocional não poderia ser diferente.

Apesar de toda a modernidade no avanço da ciência e da tecnologia, pouco se fez no sentido da busca da paz interior. O programa de Neuróticos Anônimos (NA) oferece ajuda às pessoas com algum problema de origem mental ou emocional, bastando apenas como requisito ao interessado, o desejo de recuperar-se desta doença.

NA oferece a ajuda, compartilhando experiências, dando forças e esperanças a fim de resolvermos problemas comuns, originários da conturbada competitividade de vencer na vida.

Portanto, se você admite que é uma das milhares de pessoas cujas emoções interferem em seu comportamento, sofrendo ansiedade, depressão, angústia, nervosismo, medo, insegurança e outros sentimentos torturantes, existe uma saída: nem que tudo tenha fracassado, procure ajuda.

Endereços de alguns programas, leia no Diocese Informa

Campanha da Fraternidade 97:

Lançado o texto sobre os encarcerado

Acaba de ser lançado o texto-base da Campanha da Fraternidade de 97, tratando dos encarcerados e que leva o lema Cristo liberta de todas as prisões. O livro de R$ 3,00 e 144 páginas, foi editado pela editora Salesiana Dom Bosco.

O texto está baseado no método ver/julgar/agir. Na sua primeira parte, traça um perfil das prisões e dos encarcerados: aborda a relação da Igreja com os presos e analisa as prisões que estão por trás das grades - consumismo, exclusão, desamparo à família e a cultura da violência.

Na segunda parte do livro, julgar, mostra como a realidade desafia a fraternidade e a terceira, agir, lista de ações desenvolvidas pelo poder público e pelos cristãos.

Para os interessados, o livro pode ser encontrado em livrarias especializadas e nas casas paroquiais. Você também pode fazer download do documento (em Word 6.0) no site da CNBB (clique para ir lá).


O Cerco de Jericó e a imagem de N. Sa. De Fátima

No último dia 12 de outubro, encerrou-se a semanda de orações do Cerco de Jericó na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, bairro Itoupava Norte em Blumenau, SC. Cerca de 9 mil fiéis assistiram no Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a missa celebrada pelo bispo da Diocese de Joinville, Dom Orlando Brandes, auxiliado pelo pároco Pe. Antônio Francisco Bohn.

Após a missa, houve a cerimônia do Santíssimo Sacramento e bênção da Capela Nossa Senhora de Lourdes e das 14 estações da Via Sacra. Depois, os fiéis seguiram em procissão na qual agradeceram pelas graças alcançadas e fizeram penitências. À noite do mesmo dia, houve a chegada oficial da imagem da réplica da imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda diretamente de Fátima (Portugal).

Havia também uma réplica de Nossa Senhora de Aparecida do Norte, que foi colocada no altar durante a missa. Dom Orlando disse que o Cerco de Jericó "simboliza a nessecidade hoje da derrubada de muralhas no mundo todo, para reedificar a fraternidade e a justiça".


A nova página católica no ar

Em outubro do ano de 1917, a Virgem Maria apareceu para três crianças em Fátima (Portugal). Ficou conhecida como Nossa Senhora de Fátima e desde então, fiéis do mundo todo vão à cidade para conhecer o local onde a Mãe de Jesus apareceu 6 vezes para os três pequenos camponeses. Para os que querem conhecer a história destas três crianças e obter maiores informações sobre a aparição e mesmo os locais sagrados da cidade de Fátima, vale apena dar uma visita ao site (clique aqui para dar um pulo lá). A página está em inglês.


A Bíblia em CD-ROM

Com o CD-ROM da Bíblia Sagrada, elaborado pela Editora Vozes, em parceria com a Sex Fox Engenharia de Software, James King e Comissariado da Terra Santa, os usuários de computadores terão acesso ao texto integral da Bíblia, além das pinturas da Capela Sistina digitalizadas, comentários críticos e científicos, trilha sonora dos Canarinhos de Petrópolis, somada a tecnologia que somente a multimídia oferece, como hipertexto, índice múltiplo dos temas já pesquisados, linha do tempo que associa os fatos bíblicos com os fatos históricos.

O CD é totalmente nacional, com os textos em bom português, sendo indispensável para os que estudam os textos bíblicos ou procuram uma palavra de fé, além de ser uma excelente fonte de pesquisa histórica.

O Cd-rom conta ainda com um recurso que permite que o usuário possa tecer comentários e fazer anotações sobre o texto que fora pesquisado, bastando abrir uma janela e digitar a anotação ou comentário desejado. Após feito isto, o texto original ficará assinalado com um ícone e cada vez que volte a ser pesquisado, pode-se ter acesso aos comentários pessoais, clicando no ícone. Estas anotações poderão ainda ser listadas no índice geral da Bíblia eletrônica.

Para rodar a Bíblia em Cd-rom, deve-se ter um micro 486 DX, monitor S-VGA colorido, placa de som e drive de Cd-rom e Windows 3.x ou 95. O valor é de R$ 58,00 e o telefone para informações é o (0242) 43-5112 (ramal 242).


Mensagem do Papa pelo Acidente aéreo em São Paulo

Por ocasião do acidente aéreo acontecido em São Paulo (SP), no dia 31/10, o Papa João Paulo II, através do Secretário de Estado, Cardeal Ângelo Sodano, enviou a Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal Arcebispo de São Paulo, o seguinte telegrama: "Sumo Pontífice, profundamente consternado pelo trágico acidente aéreo ocorrido ontem na capital paulista, invoca misericórdia divina pelo eterno descanso de todos os envolvidos na tragédia: tripulantes, passageiros e moradores do Jabaquara. Ao solicitar para lhe exprimir sua proximidade espiritual e as mais sinceras condolências, Santo Padre eleva fervorosas preces ao Todo-Poderoso em sufrágio dos desaparecidos e, ao unir-se à dor dos familiares enlutados, envia confortadora Bênção Apostólica na luz de Cristo Ressuscitado". Dom Eugênio de Araújo Sales: na mesma ocasião, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) também manifestou sua solidariedade com a seguinte mensagem: "Prezado Dom Paulo, em meu nome, dos Bispos Auxiliares, do Presbitério e de toda a Arquidiocese, venho me unir aos seus sofrimentos pelo desastre aéreo dessa manhã, que feriu dolorosamente a Cidade irmã de São Paulo. Na sua pessoa, quero assegurar nossa solidariedade a todas as famílias das vítimas e nossas orações pelo descanso eterno dos mortos". Dom Paulo Evaristo pediu a todas as comunidades da Arquidiocese que se associem à dor da cidade atingida pela catástrofe aérea no Jabaquara, rezando pelos mortos.

(Serviço de imprensa da CNBB)

Vigarista rouba Diocese 

Dom Emílio Pignoli, Bispo da Diocese de Campo Limpo (SP), alerta que "um homem moreno, com mais ou menos 33 anos, portando cartão com nome de Pe. José Maria Moreira e que diz ter trabalhado em Angola e ser da Congregação Franciscana, hospedou-se em casa paroquial da Diocese dizendo ter sido encaminhado por Dom Emílio. Roubou: 2 computadores, fax, documentos pessoais dos padres da Diocese, passaportes e talão de cheques". Aí está o alerta às Dioceses e comunidades religiosas.

(Serviço de imprensa da CNBB)

Assassinado arcebispo no Zaire

Dom Christophe M. Mwenee Ngabo, 70 anos, Arcebispo de Bukavu, noroeste do Zaire, foi encontrado morto, junto com seu motorista e outra pessoa, ainda não identificada, que o acompanhava. Fontes missionárias jesuítas informaram que o Arcebispo foi morto no dia 28/10 e seu corpo encontrado no dia 30. Sabe-se que Dom Christophe estava sendo visado por grupos armados por estar denunciando violência e desrespeito dos direitos humanos entre a população local e os refugiados. Telegrama do Papa: Assim que tomou conhecimento do assassinato, o Papa João Paulo II enviou telegrama ao Presidente da Conferência Episcopal do Zaire, Dom Faustin Gabuh, no qual manifesta sua dor e pesar pelo assassinato de Dom Christophe e reza com toda a Igreja para que o sacrifício deste Pastor não seja inútil. O Papa reza ainda para que, na "Região dos Grandes Lagos da África calem as armas e desapareçam os sentimentos de ódio e de rivalidade".


A Igreja e a situação dos Católicos Batizados

Foi o tema de Seminário realizado pela equipe de coordenação de catequese do Regional Sul 3 (RS) da CNBB, em Porto Alegre, de 25 a 27/10. O Seminário teve como objetivos: Conhecer a realidade eclesial na evolução histórica; conhecer a situação de batizados afastados; descobrir novas formas de ação evangelizadora junto a essas pessoas. As conclusões finais foram agrupadas em quatro aspectos, à luz das quatro exigências da evangelização: testemunho, serviço, diálogo e anúncio. Irmã Eliza Schafaschek, assessora da Dimensão Bíblico-catequética da CNBB, participou do Seminário.

(Serviço de Imprensa da CNBB)

Semana da Solidariedade

É a promoção que a Cáritas Brasileira está realizando, de 05 a 12 do corrente, em todo o Brasil, com os objetivos de educação e mobilização da solidariedade, bem como a arrecadação de recursos financeiros para a formação de um fundo destinado ao apoio de iniciativas das populações empobrecidas. Amplo material de informação e divulgação já foi distribuído em todo o Brasil. A contribuição poderá ser enviada para a Cáritas ou depositada no Banco do Brasil, agência 3475-4, conta 222000-8, Brasília (DF).

(Serviço de Imprensa da CNBB)

Voltar à página principal